Quantcast
Channel: Memória Virtual »“Blogosfera” em 2008
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Blogosfera em 2008 (XXVIII)

$
0
0

O mês de Dezembro iniciou-se com uma cacha de O Insurgente: o anúncio, em “primeira mão”, da demissão de António Sampaio e Mello, do cargo de direcção do Gabinete de Estudos do PSD; antecipando uma notícia que apenas seria publicada na comunicação social nos dias seguintes.

A 3 de Dezembro começava o blogue “República das Badanas“, de Alexandre Honrado (que, no Rádio Clube, mantém programa em que a blogosfera e os seus autores marcam presença).

No dia 10 – celebrando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – Fernando Nobre (fundador e presidente da AMI) lançava o blogue “Contra a Indiferença“: «A razão deste blog é muito simples: ser um espaço de liberdade onde exprimirei livremente, sem constrangimentos nem rodeios e intermediários, os meus pensamentos e reflexões sobre todos os temas que me interpelam, ou que o venham a fazer, e que me fazem, ou farão, gritar contra a indiferença que, como a intolerância e a ganância, considero ser uma das doenças mais mortíferas da Humanidade.»

Entretanto, durante vários dias, a Grécia viveu em grande tumulto, que foi também objecto de análise na blogosfera portuguesa: desde o Atlântico a O Tempo das Cerejas, passando pelo Corta-Fitas, Câmara de Comuns, ou por A Natureza do Mal.

Já na aproximação do final do ano, uma iniciativa que poderá vir a ter reflexos no espectro político português em 2009, com o “Fórum das Esquerdas” a ser lido sob diferentes ópticas, de que recupero também alguns exemplos: Vox Pop, Causa Nossa, Jugular, Corta-Fitas, Hoje Há Conquilhas Amanhã Não Sabemos, Blasfémias, Câmara de Comuns, ou Pedro Rolo Duarte.

A 17 de Dezembro, a SIC lançava um blogue para acompanhamento, em directo, de debate no Parlamento – Parlamento Global/SIC -, possibilitando a interacção com os leitores, porém não isenta de queixas

No dia seguinte tinha início o K7 Pirata, «um blog dedicado à divulgação de música que pode ser livremente partilhada», mantido por Bruno Miguel.

Pouco antes do Natal, o Corta-Fitas expandia-se, anunciando – quase diariamente – novos reforços: Tiago Moreira Ramalho, João Tordo, Bruno Pires, Miguel Somsen, Ana Garcia Martins e Nilton.

«Que ocasião melhor que o dia de Natal para iniciar um blogue?», interroga-se/(nos) Tiago de Oliveira Cavaco no novíssimo “Estremeceu no Ventre“.

E, claro, o final do ano é sinónimo de tempo de balanço(s), como apresentado também, nomeadamente, no A Origem das EspéciesAbrupto (I), Arrastão (I, II, III, IV, V, VI), Chez 0.3, ContraFactos & ArgumentosControversa Maresia (I, II), Corta-Fitas (I, II, III, IV, V, VI), Da Literatura, Estado Civil (I, II), French Kissin’, Innersmile (I, II, III, IV), Miniscente, n’O Amigo do Povo (I, II), ou no Risco Contínuo.

P. S. Já mesmo no encerramento de 2008, o dia 31 de Dezembro ficará assinalado pelo termo do Estado Civil, de Pedro Mexia…


Na categoria "Blogosfera" em 2008

Viewing all articles
Browse latest Browse all 10